Friday, April 13, 2007

A Cauda Lonnnnnnnnga


"Com o advento da Internet, o mercado de massa está se rendendo ao de nicho. A receita total de uma multidão de produtos com baixo volume de vendas se aproxima ou se iguala a receita total dos poucos grandes sucessos." (GV executivo)

Em todos os exemplos estudados, Amazon.com, iTunes, Google entre outros, a "cauda longa" é o diferencial frente aos seus concorrentes, e não é somente estratégico, como também financeiro.

Traduzindo para uma estratégia de mídia, como poderíamos aplicar esse mesmo conceito?

Em todos os exemplos, o poder está nas mãos do consumidor final. Então, deve-se começar por ele. Onde está a sua "cauda longa"? Quem são eles? O que fazem e buscam de você? Onde eles se encontram? Como é possível alcança-los?

A fragmentaçao da mídia fortalece esse conceito e aplicação do mesmo nas atuais estratégias de mídia. Mesmo em um país onde a audiência é predominante na TV aberta, hoje a Internet no Brasil já pode ser considerada o 2o. meio de maior concentração de audiência. Outro fator que favorece este conceito é o aumento da possibilidade de segmentação dos meios reforça o potencial do efeito "cauda longa" para uma estratégia de mídia.

Quão longa está a cauda da sua estratégia de mídia?

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